Grupo de Whatsapp

Type Here to Get Search Results !

Ads

Deputados do Bloco PT-PDT comemoram reabertura da Fafen-PR

 

Lula no Paraná (Foto: Ricardo Stuckert)


Os deputados do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná participaram na quinta-feira (15) de um evento com o presidente Lula, que marcou a retomada das obras da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) em Araucária. Durante a cerimônia, Lula anunciou investimentos da Petrobras no estado, com R$ 3,4 bilhões destinados à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e R$ 900 milhões para a Fafen.


Os parlamentares consideram a reabertura da Fafen-PR um resultado de diálogos entre a fábrica, o governo federal e o setor produtivo, que impactará positivamente Curitiba, a Região Metropolitana e Araucária. Além da geração de empregos, a fábrica contribuirá para a soberania nacional e maior autonomia na produção de fertilizantes nitrogenados, essenciais para a agricultura e produção de alimentos. A deputada Ana Júlia Ribeiro (PT) ressaltou o potencial de Araucária para se consolidar como um polo de pesquisa e inovação na área petroquímica.


A deputada Luciana Rafagnin (PT) destacou a vitória dos trabalhadores organizados que resistiram ao fechamento da unidade, enquanto o deputado Goura (PDT) criticou o encerramento das operações da fábrica em 2020, durante o governo Bolsonaro, classificando-o como um ato irresponsável. Goura enfatizou que a reativação da Fafen fortalecerá a agricultura tanto no Paraná quanto no Brasil.


O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado Arilson Chiorato, sublinhou que após o fechamento da fábrica, o Brasil passou a importar 100% dos fertilizantes. Ele elogiou a retomada das atividades, que gerará empregos e impulsionará a economia. O deputado Renato Freitas (PT) também ressaltou a recontratação de mais de 200 trabalhadores e a importância das políticas de inclusão do governo Lula. O deputado Dr. Antenor (PT) concluiu que os investimentos estratégicos anunciados por Lula, como a reabertura da Fafen, são fundamentais para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.


Produção em maio de 2025


Na Fafen Paraná, os investimentos iniciais são para retirar a fábrica da hibernação, o que necessita da contratação de serviços de manutenção e da aquisição de materiais críticos. A intenção é que a fábrica volte a produzir ainda no primeiro semestre de 2025, com capacidade de atender ao menos 8% das necessidades do mercado nacional de fertilizantes.


Ao todo, a operação será capaz de produzir 720 mil toneladas de ureia e 475 mil toneladas de amônia anualmente, além de 450 mil metros cúbicos do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) por ano.


Durante o processo de reativação da Fafen PR, a Petrobrás estima que mais de 2 mil postos de trabalho sejam gerados e que cerca de 700 empregos diretos sejam mantidos após o início das operações.


Esses recursos serão destinados à manutenção e a novos projetos, incluindo a implantação de uma unidade de hidrotratamento de médios (HDT) para aumentar a produção de diesel S10 e melhorias na eficiência energética, visando reduzir a pegada de carbono e aumentar a produção de derivados para atender à demanda do mercado.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Below Post Ad