A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) enviou um ofício à Secretaria de Segurança Pública solicitando informações detalhadas sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres na região Sudoeste do Paraná. O pedido inclui o número de boletins de ocorrência em cada um dos 42 municípios, a distribuição dos casos por bairros, a categorização por tipo de violência, a idade das vítimas e agressores, a relação entre ambos e a taxa de reincidência dos agressores.
Luciana destacou a preocupante situação da região, que conta com apenas duas delegacias especializadas no atendimento à mulher, localizadas em Pato Branco e Francisco Beltrão. Ela ressaltou que os casos de violência doméstica, familiar e feminicídios são frequentes, o que tem gerado grande apreensão. Além disso, lembrou que Francisco Beltrão está entre as 20 cidades do Paraná com os maiores índices de violência doméstica.
As informações solicitadas são parte de um esforço para compreender melhor a realidade local e foram baseadas em um estudo sobre violência contra a mulher conduzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que excluiu grandes centros urbanos do Paraná. No contexto do estudo, Francisco Beltrão se destacou negativamente pela alta incidência de casos em relação à sua população, o que se reflete na existência de aproximadamente 557 medidas protetivas ativas e mais de 80 botões de pânico em uso no município. A parlamentar busca, com esses dados, propor políticas mais eficazes de combate à violência e ampliar o suporte para as vítimas na região.