Grupo de Whatsapp

Type Here to Get Search Results !

Ads

Haddad presidirá reunião do G20


Fernando Haddad (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A cidade de São Paulo será o cenário da primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20, composta pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias globais, além da União Africana e União Europeia. Entre os dias 28 e 29 de fevereiro, os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países membros se encontrarão no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, com a representação do Brasil a cargo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.


Antecedendo a reunião ministerial, nos dias 26 e 27, ocorrerá a segunda reunião de deputies, representantes em nível vice-ministerial de Finanças e bancos centrais, no mesmo local. Nessa fase, a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças, representará o Ministério da Fazenda.


A agenda proposta pela Trilha de Finanças do G20 terá início com discussões sobre o papel das políticas públicas no combate às desigualdades, alinhadas com as prioridades gerais do Brasil no G20. A reunião ministerial abordará perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos, como crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira. Os debates incluirão a busca por melhores práticas no enfrentamento da dívida global crescente, financiamento para o desenvolvimento sustentável, taxação internacional e visão das nações para o setor financeiro em um futuro próximo.


Com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad e Roberto Campos Neto, o primeiro encontro de deputies da Trilha de Finanças ocorreu em dezembro de 2023, em Brasília, incluindo também o primeiro encontro conjunto da Trilha de Sherpas e Finanças, demonstrando o comprometimento da presidência brasileira no G20 em buscar soluções através do diálogo entre as trilhas.


Até o momento, 27 delegações, incluindo membros e convidados, confirmaram participação na 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais. Presenças confirmadas incluem Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos Estados Unidos; Christian Lindner, Ministro de Finanças da Alemanha; Albert Muchanga, Comissário para o Comércio e Indústria da União Africana; Sri Indrawati, Ministra das Finanças da Indonésia; e Luis Toto Caputo, Ministro da Economia da Argentina. Representantes de 16 organizações e bancos internacionais também participarão, como Dilma Rousseff, Presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento; Ajay Bang, Presidente do Banco Mundial; Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Kristalina Georgieva, Diretora-Geral do Fundo Monetário Internacional; e Jin Liqun, Presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura. Membros e convidados de países como África do Sul, Canadá, China, França, Japão, Rússia, e outros, já confirmaram a presença.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Below Post Ad