Grupo de Whatsapp

Type Here to Get Search Results !

Ads

Presidente da Guiana elogia Lula: “a voz de estabilidade e razão”

 Presidente da Guiana, Irfaan Ali e Lula (Ricardo Stuckert/PR)

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, reconheceu o papel fundamental desempenhado pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na mediação da contenda territorial entre Guiana e Venezuela. As declarações de Ali destacam a relevância da liderança regional de Lula em meio às tensões geopolíticas.

Ali caracterizou o líder brasileiro como uma "voz de estabilidade e razão" na região, sublinhando sua responsabilidade em assegurar a paz e o cumprimento das leis internacionais. "Eu percebo o papel do presidente Lula na região como crucial. Ele carrega uma grande responsabilidade em seus ombros para fornecer liderança regional, e já está desempenhando esse papel", afirmou.

O presidente da Guiana elogiou a mediação realizada por Brasília no acordo entre Caracas e Georgetown sobre a região disputada do Essequibo: "Ele é uma voz de estabilidade, uma voz da razão, e acredito que seu papel é garantir que a paz e a estabilidade continuem, e que todas as partes atuem dentro dos limites da lei internacional".

A tensão entre Venezuela e Guiana alcançou seu ápice quando Nicolás Maduro promoveu um plebiscito contestado em dezembro passado, reivindicando o Essequibo como parte do território venezuelano. O governo brasileiro, liderado por Lula, participou ativamente das negociações para reduzir a tensão, o que foi considerado uma vitória diplomática.

Os esforços de mediação resultaram em encontros em Brasília, nos quais representantes dos dois países debateram extensamente. Embora tenha sido descrito como um "bom começo", nenhum anúncio significativo foi feito em relação ao Essequibo ou a medidas concretas.

A disputa territorial tem raízes no século XIX, com um tratado entre Reino Unido e Holanda em 1814, que concedeu terras disputadas à Holanda. Após anos de negociações e disputas, a questão foi levada à ONU, que designou a Corte Internacional de Justiça como o fórum para resolver o impasse.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Below Post Ad